Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
VIGILANCIA SANITARIA/ORGANIZACAO E ADMINISTRACAO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:5 - (928)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Dr.Jansen de Faria / Dr. John H. Janney
Título:Progress Report - County Health Work - Minas Geraes/ Quarter Ending ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; Jun 30, 1923. 4 p. .
Resumo:Trata-se de um relatório de 30 de junho de 1923 que traz informações sobre os problemas enfrentados no serviço de saúde no estado de Minas Gerais. Embora afirme que houve melhora nos departamentos de saúde do estado, enfatiza que algumas medidas poderiam ter sido mais eficazes caso o Diretor do Serviço Sanitário do Estado não tivesse rompido com o acordo referente à nomeação da direção técnica. O documento alude que o acordo original entre o Conselho Internacional de Saúde e o Estado de Minas Gerais especificava que o Diretor do Serviço do Estado deveria ter o direito de nomear o pessoal e escolher os municípios adequados para os cargos. Ao Conselho coube o direito de direção técnica, que incluiu a instalação de postos de trabalho e supervisão direta de todas as atividades durante o primeiro ano. No entanto, o documento relata um conflito com o Diretor do Serviço do Estado que estaria dificultando a realização das atividades uma vez que ele assumiu a composição da direção técnica e que isso tornava a posição do representante da Diretoria do conselho delicada. Um dos casos descritos é a respeito de uma solicitação feita ao Diretor de Serviço do Estado para que o representante do conselho fosse nomeado para algum cargo oficial no Serviço Sanitário do Estado, aparentemente o Diretor se mostrou favorável, mas até a elaboração do presente relatório nada havia sido feito e já se contavam dois meses desde o pedido. Havia, por parte do Conselho, um desejo de mostrar o formato considerado “ideal” de uma unidade de saúde eficiente e devidamente conduzida, para isso foi encaminhado um pedido ao Diretor do Serviço do Estado em Minas Gerais, que expressou aprovação e até o momento de elaboração do relatório aguardava aprovação do escritório em Nova York.
Descritores:Saúde Pública
Conselhos de Saúde
Serviços de Saúde
Vigilância Sanitária/organização e administração
Brasil/Minas Gerais
Localização:Rockefeller Archive Center

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:4 - (927)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Fundação Rockefeller*.
Título:General Review ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; s.d. 8 p. .
Resumo:O documento apresenta um resumo das atividades realizadas pela Divisão de Saúde Internacional no Brasil em 1928 no período do terceiro trimestre do ano. Ressalta que ações estavam focadas na campanha de febre amarela realizada em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além disso, era previsto a construção de uma nova Faculdade de Medicina e de um novo Instituto de Higiene em São Paulo.Em relação ao Governo Federal, o documento sinaliza que a cooperação com a Fundação Rockefeller no controle da febre amarela continuou, e se expressava na manutenção da Escola de Treinamento de Enfermeiros e de bolsistas no Departamento Nacional de Saúde Pública nos EUA.Há ainda uma breve exposição da situação da febre amarela no Brasil, dando destaque para o estado do Rio de Janeiro, local onde também se situava o escritório voltado para o Serviço de Febre Amarela. Um relato é apresentado sobre a situação das medidas de controle em 30 de setembro de 1928, informando que o controle da febre amarela no Distrito Federal estava sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde Pública, bem como nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Serviço da Febre Amarela da Fundação Rockefeller, naquele momento, estava centrado em algumas capitais no norte do país. As demais informações contidas no documento estão relacionadas ao funcionamento do Serviço de Enfermagem e o modo como ele foi reorganizado em setembro desse mesmo ano, bem como a situação da construção da nova Faculdade de Medicina e do novo Instituto de Higiene. Breves comentários são feitos sobre a continuidade nos serviços de saúde dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com ênfase no Rio que naquele ano incoporou no Serviço Estadual de Saúde, o Serviço de Malária dirigido pela Fundação.
Descritores:Saúde Pública
Convênios Internacionais
Febre Amarela/história
Educação em Saúde
Vigilância Sanitária/organização e administração
Localização:Rockefeller Archive Center



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3